top of page

Principais Dúvidas de candidatos a estudantes internacionais:

 

 

 

1. O que preciso para estudar fora?

Primeiramente, você precisa ter muita paciência porque o processo é longo e bastante burocrático. Segundo, você deve ter autonomia para buscar informações, pesquisar, ler bastante sobre os lugares para que pretende ir. Não dependa somente de informação dada por terceiros. Pesquise, pesquise e nunca canse de pesquisar. Você é um ser inteligente e não deve depender somente de uma fonte única de informação.

 

2. Quais são os materias exigidos pelas Universidades?

Como falei anteriormente, o processo para conseguir estudar no exterior é extremamente burocrático. Então o melhor é ir organizando com (bastante) antecedência os materiais que 99% das Universidades vão lhe pedir.

 

* Carta de Intenção

* 3 Cartas de recomendações de professores

* Currículo escrito em inglês

* TOEFL

* GRE (mestrado e doutorado)

* SAT (graduação)

* Writing Sample (trabalho escrito em inglês - geralmente para alunos de mestrado e doutorado)

 

Depois de aceito na universidade, você deve preencher um formulário financeiro dizendo quem vai bancar os seus estudos. Quando você recebe uma bolsa de estudos você deve indicar o valor a ser recebido e que agência será sua sponsor nesse formulario. Se você, ou os seus familiares forem pagar seus estudos você deve indicar isso no formulário e também enviar um extrato bancário comprovando que tem valor estipulado pela universidade para eles emitirem o documento para o seu visto de estudante.

 

3. Quais são as bolsas de estudo que posso conseguir?

O governo brasileiro tem investido bastante em educação, e nos últimos anos é bem comum comum ver alunos brasileiros no exterior com bolsas de estudos tupiniquins. As mais conhecidas são: Capes, CNPQ, Ciências sem fronteiras e Capes-Fulbright.

Eu não tive o privilégio de vir com uma bolsa do Brasil pois mestrado na minha area não são comtemplados. Consegui uma bolsa do governo americano com a própria universidade que estudei. Sou uma TA (teacher assistant). Dou aulas de português para alunos da Universidade e em troca tenho meus estudos pagos e recebo uma ajuda de custo. Fora o TAship, também existe o RAship, onde você consegue fazer parte de um grupo de pesquisa e é pago pelo professor ou departamento. E também há várias bolsas chamadas de Fellowships que são bem mais concorridas. Nela você não trabalha, sendo basicamente pago para se dedicar a sua própria pesquisa. Um sonho de consumo de 100% dos graduate students.

 

Estou escrevendo um manual onde explicarei melhor cada uma dessas Financial Aid e como consegui-las. 

 

Para isso e muito mais, visitem-me no meu blogue: http://orumodovento.blogspot.com/

 

FAQ

bottom of page